PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Outras Cirurgias

MENTOPLASTIA

O mento (queixo) é muito importante da estética do perfil facial. Este deverá formar um conjunto harmônico com o restante da face. As alterações de posição incluem maior avanço ou retração do mento. A mentoplastia mais realizada é a inclusão de uma prótese de silicone, ou outros materiais para correção do retro-posicionamento. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local e sedação. É necessário afastar-se de atividades físicas por alguns dias. A cicatriz posiciona-se abaixo do mento, ficando bastante discreta. Em alguns casos pode ser colocada por via intra oral.


LIPOASPIRAÇÃO DE PAPADA

Indicada para remoção de excesso de gordura localizada abaixo do mento. Quando há excesso importante de pele, é necessária a associação com lifting cérvico facial. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação. É necessária drenagem linfática e uso de faixa compressiva. A cicatriz, de 1 a 2cm localiza-se abaixo do mento.


CIRURGIA DA INTIMIDADE

Compreende a cirurgia para redução dos pequenos lábios vaginais. Também chamada ninfoplastia, é indicada para as pacientes que desejam diminuir os pequenos lábios, por apresentarem hipertrofia destes. A cirurgia normalmente é realizada com anestesia local e sedação. É necessária abstinência sexual por cerca de 21 dias. As cicatrizes ficam em locais discretos, não ficando visíveis.


CIRURGIA APÓS GRANDES PERDAS DE PESO

A cirurgia bariátrica é uma cirurgia indicada em casos selecionados, para pacientes portadores da obesidade grau IV, também conhecida como obesidade mórbida. Somente é indicada após minuciosa avaliação multidisciplinar, quando não há resposta a um tratamento clínico bem realizado. Após a cirurgia bariátrica e grandes emagrecimentos, há uma redução acentuada do volume da gordura corporal. A pele sofre acentuado estiramento durante o período de obesidade, perdendo sua elasticidade. Após o emagrecimento, esta não tem capacidade de retrair-se totalmente, originando sobras e flacidez de pele. A cirurgia plástica após grandes perdas ponderais tem o objetivo de remodelar as áreas corporais que apresentem flacidez, através da ressecção destas sobras de pele. O paciente candidato à cirurgia plástica deverá estar com seu peso estável por alguns meses. As cirurgias plásticas pós-gastroplastias redutoras podem ser realizadas em vários segmentos do corpo. As áreas méis operadas são: mamas, abdome, braços, coxas e face. O paciente deverá, preferencialmente, realizar uma cirurgia de cada vez, com intervalo mínimo entre elas de 6 meses. Para realização de uma outra cirurgia, o paciente deverá estar totalmente recuperado do primeiro procedimento. As cirurgias apresentam geralmente cicatrizes extensas, devido à necessidade de ressecção de grande volume de pele. Cada caso é avaliado individualmente.

Devido à flacidez da pele e localização de algumas cicatrizes em áreas de tensão, estas apresentam tendência a um alargamento. Muitas vezes também pode ser necessário um retoque com ressecção de pequenas sobras de pele que não foram retirados na primeira cirurgia, pois muitas vezes não é possível ao cirurgião promover o contorno corporal desejado, devido ao grande volume de pele excedente, havendo necessidade de mais de um procedimento.


CORREÇÃO DE FISSURAS LABIO PALATAIS (LÁBIO LEPORINO)

São cirurgias realizadas para correção de fissura labial (lábio leporino), palatal (“céu da boca”), e correção do nariz. São denominadas labioplastia, palatoplastia e rinoplastia, respectivamente. A labioplastia pode ser realizada após 3 meses, a palatoplastia após 18 meses e a rinoplastia após 6 a 7 anos de idade. Sempre devem ser realizadas sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. Em todos os casos é necessário um acompanhamento multidisciplinar até o fim da adolescência.


UEIMADURAS

Compreendem cirurgias realizadas na fase aguda da queimadura como desbridamentos, enxertos e retalhos, conforme indicado. Já após o término da cicatrização, na fase crônica, há procedimentos indicados para melhora de cicatrizes, correção de bridas e retrações, devolvendo os movimentos fisiológicos quando estes foram perdidos. É importante sempre evitar a exposição solar e manter a pele queimada bem hidratada.


RECONSTRUÇÃO DE MAMA

São cirurgias que apresentam o objetivo de reconstruir as mamas em mulheres submetidas à mastectomia para ressecção de câncer de mama. Cada caso deve ser avaliado individualmente, apresentando indicações e contra indicações de cada técnica cirúrgica. Pode ser realizada no mesmo ato cirúrgico, logo após a mastectomia, quando indicado. Existem várias opções cirúrgicas: uso de expansores, que são trocados por próteses de silicone; uso direto de prótese de silicone; e uso de retalhos (tecidos da própria paciente, retirados de outra parte do corpo para reconstruir a mama).


TRAUMA DE FACE

Visam a correção de fraturas de ossos da face após traumas diversos. Cada tipo de fratura requer um tratamento específico. Incluem fraturas de nariz, mandíbula, órbita, arco zigomático.


RECONSTRUÇÕES APÓS RESSECÇÕES TUMORAIS

Em alguns casos, as ressecções tumorais não permitem uma sutura direta do ferimento, sendo necessário que se realize um retalho ou enxerto para o fechamento da ferida. Consiste em utilizar um tecido são do próprio paciente para fechamento de uma ferida. Incluem reconstruções após ressecções cirúrgicas em qualquer região do corpo.

Agende sua Consulta
Entre em contato conosco, atendemos de Segunda a Sexta, das 8h às 18h.
Copyrights ©2017 - Dra. Samantha Andrade Maia, Cirurgiã Plástica