
- Pra que serve?
Melhora rugas, linhas de expressão, poros abertos, cicatrizes de acne, estrias, melasma, rejuvenescimento da face, queda de cabelo, entre outros.
- Como funciona?
O IPCA (indução percutânea de colágeno com agulhas) é realizado com um aparelho, o dermaroller. Um aparelho descartável com várias microagulhas. Estas pequenas agulhas fazem perfurações na pele, onde haverá intensa produção de colágeno e renovação da pele.
- Quantas sessões preciso fazer?
Depende de cada paciente. É feita uma estimativa e durante o tratamento a resposta de cada pessoa é avaliada. O intervalo entre as sessões é em média de 30 dias. A maioria da pessoas necessita de 3 a 5 sessões. Pacientes mais novas, em geral, já obtém grande benefício com apenas 1 a 2 sessões. Para melhora de cicatrizes, geralmente são necessárias mais sessões.
- Qualquer pessoa pode fazer?
Ele não é indicado para gestantes, pessoas que utilizam ou utilizaram isotretinoína (Roacutam R) nos últimos 6 meses, que irão se expor ao sol ou possuam evento social em menos de 30 dias, pessoas com tendência a quelóides.
- Quais cuidados devo ter?
Todos devem ser avaliados pelo médico antes do procedimento. No geral é feito o preparo da pele através do uso de um ácido em casa. O uso de protetor solar é imprescindível antes e após o procedimento. Quem tiver história de herpes de repetição, precisa tomar um medicamento para prevenção.
- Como é o procedimento e a recuperação?
O procedimento é feito com aplicação do aparelho na área a ser tratada após a passagem de uma pomada anestésica potente, que pode ser associada a infiltração de anestesia caso a paciente seja mais sensível a dor. No geral é muito bem tolerado. Logo após o procedimento a pele fica avermelhada. Pode haver edema, vermelhidão e descamação leve. São prescritos cremes e protetores específicos para uso.